domingo, 30 de março de 2008

Primeiros Sons


A história da música é baseada em antigos escritos e pesquisas arqueológicas que revelam inscrições e instrumentos desenvolvidos por nossos mais remotos antepassados. Um momento da história onde há uma significativa mudança é quando surgem as primeiras gravações, a história dos sons e da música deixa de existir apenas em papéis e passa a ser narrada através do próprio objeto sonoro. O som gravado passa a ser um acervo fundamental na linha do tempo. Desde sua existência as possibilidades de registro, manipulação e consumo do som e da música foram ampliadas exponencialmente com a evolução da tecnologia para gravação, principalmente em nossos dias com avanço constante das tecnologias digitais. Recentemente um grupo de pesquisadores americados descobriram um registro que pode tirar Thomas Edison como o primeiro desenvolvedor de tecnologia para registro sonoro.

"Por mais de um século, desde que capturou as palavras "Maria tinha um cordeirinho" em uma folha metálica, Thomas Edison foi considerado o pai do som gravado. Mas pesquisadores descobriram uma gravação de voz humana, feita por um francês pouco conhecido, datada de duas décadas antes da invenção do fonógrafo de Edison."

fonoautograma

"Ela foi feita, segundo os pesquisadores, em 9 de abril de 1860, num fonoautógrafo, uma máquina criada para registrar sons visualmente, não para tocá-los. Mas as gravações do fonoautógrafo, ou fonoautogramas, foram tornadas "tocáveis", convertidas de rabiscos no papel para som – por cientistas do laboratório Nacional Lawrence Berkeley, em Berkeley, Califórnia."

Fonte New York Times

Você pode ouvir as primeiras gravações da história no site First Sounds

Au Clair de la Lune--French folk song (mp3)
Phonautographie de la voix humaine à distance--excerpts, at different speeds (mp3)
Diapason at 435 Hz--at sequential stages of restoration (mp3)
Metropolitan Elevated Railroad from 40 feet away (mp3)

O site "First Sounds" é um espaço informal e colaborativo formado por historiadores do áudio, engenheiros de gravação, arquivistas de sons, cientistas, colaboradores individuais e organizações que tem como objetivo disponibilizar a gratuitamente gravações dos mais antigos registros sonoros efetuados em nossa história. Dica do Janjão Vascocelos.

Nenhum comentário: